Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Círio 2013: Sindicato do Estivadores vão homenagear a santa com 25 caixas de fogos

25 caixas de fogos vão homenagear a santa
No próximo domingo (24) será realizado o 95º Círio de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, Todos os anos, uma das homenagens mais aguardadas durante o trajeto da romaria é realizada pelo Sindicato dos Estivadores, a tradicional queima de fogos.
Em 2012, 18 caixas de fogos foram usadas para a homenagem que acontece em frente à sede do sindicato, localizada na Avenida Cuiabá. Neste ano, a expectativa é que sejam usadas 25 caixas de fogos.
A homenagem dos estivadores é considerada a maior durante a peregrinação. São dez minutos de reflexões, orações e queima de fogos. No local, também são feitos pedidos e agradecimentos por graças alcançadas.
Os fogos já estão sendo preparados para serem encaixados e montados em uma estrutura próxima à imagem durante o Círio. De acordo com o presidente do Sindicato dos Estivadores, José Wilson dos Santos, uma parte dos fogos já chegou. “A outra parte está chegando hoje ainda, para iniciar a batição dos fogos e iniciar a feitura das girândolas”.
O estivador aposentado Francisco de Sousa ajuda nos preparativos desde que entrou no Sindicato, em 1977. “Sempre ajudando a fazer. Durante eu ter vida e puder vir aqui, eu estou doando o meu tempo. Isso aqui não tem preço”.
Os estivadores também são responsáveis por um dos processos mais importantes, a amarração da corda oficial do Círio, considerada um dos maiores símbolos da fé do povo católico santareno.
O estivador José Macêdo participa da preparação da homenagem desde a década de 1980. Ele é um dos que fazem a amarração da corda que chega em duas partes a Santarém. “Para ficar um círculo, eles [os cordeiros] chegam lá ficam dentro do círculo, só em uma corda”.
A corda tem 220 metros de comprimento, é grossa e resistente, mas recebe um cuidado especial para aguentar o empurra-empurra dos fiéis que disputam um espaço para tocar no símbolo e ficar mais perto da imagem da padroeira. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário