Participaram do encontro representantes de instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Órgãos de segurança e de proteção social de
Polícia Militar
De acordo com o capitão do Grupo Tático Operacional, Wilton Chaves, a Polícia Militar vai disponibilizar um efetivo de aproximadamente 120 policiais por noite. Durante o Círio, 100 militares trabalharão. “É importante deixar claro, que ao mesmo que acontece o policiamento no Círio, também terá o policiamento normal na cidade”, explicou o capitão.
30 militares do Policiamento de Trânsito (PTRAN) em parceria com agentes de trânsito da SMT devem atuar em pontos estratégicos de interdição. “Como é grande o fluxo de pessoas transitando durante as festividades, a gente precisa dar apoio para que os eventos possam acontecer de forma tranquila”, destacou a capitã Marnilza Moita, comandante do PTRAN.
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vai destacar três
ambulâncias para atendimentos durante as festividades até o dia 8 de
dezembro. Duas ficarão na sede do SAMU e uma nos locais de atividades.
Também haverá disponibilidade em Mojui dos Campos e Alter do Chão. As
ambulâncias contam com o trabalho de uma equipe composta por médicos,
enfermeiro, técnico em enfermagem e condutor.O Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 60 militares para as festividades. No dia do Círio, devem ser destacados 40 bombeiros, além das guarnições em pontos estratégicos, viaturas de ambulância e de atendimento rápido. Segundo o subtenente Idevan Cardoso, a concentração dos bombeiros será em frente ao sindicato dos estivadores, onde é realizada tradicional homenagem com queima de fogos. “Lá a concentração de pessoas é muito grande, tem os fogos e também teremos pessoal na saída e na chegada da procissão. Serão mais de 25 homenagens, a maioria vai ter queima de fogos, e é preciso fiscalização para saber se está tudo correto”.
Os bombeiros solicitam que as instituições, empresas ou moradores que forem fazer homenagens com queima de fogos, que procurem a corporação, para saberem a maneira correta de proceder, ou ligue para 193. O corpo de bombeiros fica na avenida Dom Frederico Costa, bairro Prainha.
A coordenação do Círio espera que aproximadamente 265 mil pessoas participem das festividades este ano. “O trabalho dos órgãos será importante para garantir a segurança e bem-estar nesse Círio. As demandas que nós tínhamos foram atendidas no sentido de aumentar o efetivo. As entidades estão em sintonia para que a gente possa ter uma boa festa”, afirmou Gilberto Dinely.
Nenhum comentário:
Postar um comentário