Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Jardim Botânico expôe mostra "Retorno a Amazônia" de Jean Michel Cousteau

Jacques Cousteau na Amazônia em 1982
O oceanógrafo Jacques Cousteau é figura mundialmente conhecida, especialmente pelas longas viagens de pesquisa ao redor do mundo, onde catalogava e estudava espécies pelos cinco oceanos. A exposição 'Retorno à Amazônia' reúne trinta fotografias produzidas durante recente viagem do filho de Cousteau à Amazônia.
Jean Michel Cousteau, curador da mostra, buscava apresentar as mudanças ocorridas durante os 25 anos que separam a expedição original de Cousteau, realizada em 1982, e a nova empreitada.
Visionário e desbravador, há 30 anos Jacques Cousteau percorreu os 6.800 quilômetros da Amazônia com uma equipe de 50 pessoas, e também acompanhado de seu filho, para explorá-la por água, céu e terra. Vinte e cinco anos depois, Jean Michel embarcou na mesma trajetória com seus filhos, e também da fotógrafa Carrie Vonderhaaar, autora das trinta imagens expostas no Centro de Visitantes do Jardim Botânico.
"O foco dessa expedição foi observar as mudanças ocorridas na região e se as previsões feitas anteriormente se confirmaram. Infelizmente muita coisa ficou pior que o previsto, principalmente, com relação à quantidade de peixes e ao desmatamento. A exposição tem o objetivo de esclarecer as perguntas feitas por Jacques Cousteau, mostrar a beleza dessa região extremamente rica e chamar a responsabilidade para a preservação do meio-ambiente", declaram os organizadores da mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário