Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 7 de março de 2014

Enchente do rio Tapajós já preocupa a Capitania do Portos


Em 2009, o rio Tapajós invadiu a orla de Alter do Chão
O nível do rio Tapajós está apenas 18 centímetros abaixo da maior enchente registrada em Santarém nas últimas décadas, que aconteceu em 2009, quando a régua de medição instalada Companhia Docas do Pará marcou 6.46m.
As águas vem se mantendo 42cm acima do nível registrado no mesmo período do ano passado. Na última quarta-feira (5), a régua marcou 6.46 enquanto na mesma data, no ano passado, o nível do rio era de 6,04. No dia 6 de fevereiro deste ano, o nível do rio era 5.48m, e na mesma data do ano passado, o rio mediu 5.06m, ou seja, 42cm a mais.
De acordo o subcomandante da Capitania Fluvial de Santarém, capitão Mendonça, nessa época de enchente, comandantes de embarcações devem redobrar a sua atenção com relação aos troncos de árvores que se soltam de barrancos e caem no leito dos rios para evitar acidentes.
É imprescindível à utilização do ecobatímetro, sonda, equipamentos de salvatagem, como boias e coletes. Além disso, os comandantes de embarcações devem se guiar sempre pela carta náutica e utilizar o rádio para se comunicar com a Marinha sempre que houver alguma situação de perigo ou problemas com a embarcação.
Com relação às pequenas embarcações (bajaras), muito utilizadas em Santarém e região, a atenção deve ser com relação ao tempo e o número de ocupantes que a embarcação permite. Nessa época do ano, costuma ventar muito forte na Ponta do Pataxo, no Rio Amazonas, e na Ponta do Cururu, no Rio Tapajós (Alter do Chão).
“Em qualquer travessia, independente das condições do tempo no momento da saída, é indispensável o uso de coletes salva-vidas por todos os ocupantes de bajaras para evitar afogamentos”, alerta capitão Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário