Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Rio Tapajós está sendo contaminado com cianeto por garimpeiros

O garimpo "Ouro Roxo" fica na margem do Rio Tapajós
 O que apenas era uma desconfiança, agora foi confirmado: as águas do rio Tapajós estão sendo contaminadas com Cianeto. A denúncia foi feita esta semana ao blog “Alter do Chão On Line” por uma garimpeira que pediu para não ser identificada, temendo represálias por parte dos garimpeiros que estão contaminando o rio.
Garimpeiro contaminado com o cianeto

Ela repassou ao Blog as fotos e os vídeos, que mostram como o rio está sendo contaminado pelo cianeto. As fotos e os vídeos foram feitos no garimpo “Ouro Roxo”, no município de Jacareacanga. E pior, com o aval da SEMA/PA, como mostra a foto da licença expedida em 2008 pelo órgão de defesa do meio ambiente.
O cianeto é utilizado para mineralizar a terra, retirar o ouro para o mercado e devolver o arsênio e o ácido sulfúrico para o rio. São feitas enormes valas, como mostra a foto que ilustra a reportagem, aonde são depositados a terra junto com o ouro e onde é feita a separação com o ácido cianídrico. O ácido cianídrico é um veneno de ação rápida. Por ingestão, a dose é capaz de provocar a morte entre 3 e 4 minutos.
A licença da SEMA
O cianeto é comprado em São Paulo e levado em pequenos aviões até os garimpos que margeiam o rio Tapajós. Se confirmada a denúncia, a população das cidades que ficam a margem do Rio Tapajós pode estar cronicamente exposta ao cianeto, arsênio e outras substâncias tóxicas contidas nos rejeitos da atividade.
A pessoa exposta ao cianeto por muito tempo, também está sujeita a contrair doenças de pele como mostra a foto do garimpeiro que trabalhou em contato direto com a substância química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário