Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Justiça autoriza reinício de obras em Belo Monte

A justiça autorizou o reinício das obras em Belo Monte
A justiça autorizou nesta quinta-feira o reinício das obras da hidrelétrica de Belo Monte, um polêmico projeto energético construído no meio da Amazônia, dois dias depois que um juiz do Tribunal Regional Federal da Primeira Região ordenasse a interrupção imediata da construção por descumprimento das exigências ambientais.
A ordem de paralisação da obra, determinada na terça-feira por um magistrado do TRF da Primeira Região, foi revogada hoje pela Corte Especial do tribunal, informou a Advocacia Geral da União (AGU), que havia recorrido da decisão inicial.
Para a suspensão, a segunda nos últimos dois meses, os magistrados atenderam um pedido de fiscais do Ministério Público no Pará, que denunciaram o descumprimento de exigências na licença ambiental provisória que a empresa construtora recebeu para instalar suas frentes de trabalho.
A Corte Especial anulou a sentença anterior ao se pronunciar diante de um recurso apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU) na qual o órgão alegou que todas as exigências ambientais tinham sido cumpridas.
A decisão terá validade até o julgamento definitivo do caso, segundo um comunicado da AGU.
Belo Monte, que será a terceira maior hidrelétrica do mundo, começou a ser construída em março de 2011 na cidade de Altamira, apesar da resistência dos índios, agricultores, pescadores e ecologistas, que estão preocupados com o impacto ambiental e econômico do projeto na Amazônia.
Belo Monte terá uma capacidade de geração de 4.571 megawatts por hora e alcançará um teto de 11.233 megawatts nas épocas de cheia do rio Xingu. O projeto exigirá investimentos de US$ 10,6 bilhões, segundo cálculos do governo. (EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário