Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Círio de Nazaré é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade

A tradicional festa do Círio de Nazaré, em Belém, foi inscrita como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. O reconhecimento foi expresso na última quarta-feira (4). Com isso, o Círio de Nazaré passa a ser a quarta manifestação cultural brasileira declarada pela Unesco como Patrimônio Cultura da Humanidade. 
Em nota oficial, o Arcebispo do Pará (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, manifestou a alegria da arquidiocese com o reconhecimento. "Círio de Nazaré não se explica, vive-se. Mais do que uma festa, é um lado do paraense, agora apresentado ao mundo como uma manifestação de fé e devoção, chegando a todos os cantos da terra".
Com tal ocorrência, o Círio de Nazaré passa a ser a quarta manifestação cultural brasileira declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, além de ter sido a primeira manifestação inscrita no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
A Arquidiocese de Belém alegra-se pelo reconhecimento do Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural da Humanidade. Tal fato, sem dúvida, engrandece, cada vez mais, a cultura e a fé do paraense, bem como a responsabilidade de salvaguardar as maiores riquezas de nossos povos, que são a fé no Deus de amor e a tradição católica na vida e na cultura. (Arquidiocese de Belém).

Nenhum comentário:

Postar um comentário