Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Projetos de saneamento para Alter do Chão são pré-selecionados

O esgoto doméstico desagua no canal do Lago
Dois projetos da Prefeitura de Santarém, gestão do prefeito Alexandre Von, voltados para a vila balneária de Alter do Chão, acabam de ser pré-selecionados pelo Ministério das Cidades.
Um na área de saneamento básico (esgotamento sanitário) e outro de abastecimento de água – ambos inseridos no PAC (Programa de Aceleração de Crescimento). Os projetos ainda precisam de complementação, para serem plenamente aprovados.
Semana passada o site abordou a situação numa matéria onde Alter do Chão aparece com um histórico de dezenas de anos de descaso do Poder Público com o meio ambiente e a saúde pública da vila balneária.
A vila não tem coleta e nem tratamento de água e esgotos domésticos e o balneário nunca recebeu uma ação efetiva de saneamento básico nas últimas décadas. A consequência disso já pode ser vista na frente da orla e que dá acesso para a "Praia do Amor". A areia e o canal do rio Tapajós recebe todo o esgoto doméstico direto de ligações clandestinas à rede pluvial ou pelo sistema de fossas que se mistura com o lençol freático, além do lixo sólido acumulado ao longo dos anos no seu leito.
Por conta disso, surge um outro problema, a poluição das areias destes locais, que antes era branquinha e agora está ficando amarelada, com aspecto de lodo, lama e esgoto.
As fotos, por si só, mostram como está ficando a orla de Alter do Chão. Cheia de esgoto a céu aberto que se transforma numa péssima imagem e revela como está sendo tratada, uma das praias de agua doce mais bonita do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário