Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Criador do jiu-jitsu: Hélio Gracie faria 100 anos hoje



Hélio Gracie, criador do jiu-jitsu faria 100 anos hoje. O patriarca da família Gracie nasceu em Belém do Pará no dia 01º de outubro de 1913 e faleceu em Petrópolis, Rio de Janeiro no dia 29 de janeiro de 2009.
Foi o criador da arte marcial brasileira conhecida mundialmente como Brazilian Jiu-Jitsu. Foi o grande responsável por uma verdadeira revolução nas lutas.
Helio foi um verdadeiro gênio, pois além de criar uma modalidade eficiente e respeitada no Mundo todo, sendo sustento de milhares de faixas-pretas, o brasileiro sempre mostrou lições de como ser calmo, paciente e jamais usar a violência.
Helio tem uma verdadeira infinidade de frases de extrema sabedoria como:
” Dinheiro faz homens ricos, conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens”.
Helio teve os filhos Rickson Gracie, Royce Gracie, Rorion Gracie, Royler Gracie, Relson Gracie, Rolls Gracie, Robin Gracie, Rolker Gracie, Ricci Gracie, Rerika Gracie.
Na infância, mudou-se para o Rio de Janeiro e devido à sua frágil saúde, Hélio (pesava cerca de 60 kg e tinha um pouco mais de 1m60cm) teve de adaptar o tradicional jiu-jitsu japonês para uma nova arte, onde o mais fraco poderia vencer o mais forte, criando o sistema de alavancas. Nasceu aí o Jiu-jitsu Brasileiro.
Se existe o UFC hoje, Helio tem grande parte nisso tudo, pois o torneio foi criado pelo seu filho Rorion para mostrar que o jiu-jitsu brasileiro era a mais eficiente arte marcial do Planeta. Para tanto, nas primeiras edições do UFC, Royce, também filho de Hélio, venceu oponente mais fortes e pesados para consagrar para sempre a arte criada por seu Pai.
Tal fato, deu uma tremenda visibilidade à arte suave que, a partir de então foi praticada e popularizada nos quatro cantos do Planeta. Atualmente, torna-se difícil a tarefa de percorrer o Mundo e não encontrar uma academia de jiu-jitsu brasileiro.
No dia 29 de janeiro de 2009, aos 95 anos, Hélio Gracie faleceu e deixou como legado um novo esporte que revolucionou para sempre as artes marcias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário