Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Círio de Nossa Senhora de Nazaré marca calendário turístico da capital paraense

São esperados dois milhões de romeiros no Círio de Nazaré
O Círio de Nazaré é o evento mais significativo em termos de turismo no Estado do Pará. A grande festa é considerada período de alta temporada. Aeroporto, rodoviária e portos recebem pessoas de todos os lugares e, por conta disso, em uma espécie de “força-tarefa”, organismos e instituições ligadas ao turismo unem-se para receber da melhor maneira quem se dirige à capital paraense.
O programa “Amigos do Turista” oferece um receptivo 24 horas no aeroporto de Belém, até o dia 11 deste mês, de 9h às 18h no Terminal Rodoviário e na sede da Paratur, onde funcionam os Postos de Informações Turísticas. As boas-vindas nesses locais acontecem em uma escala de revezamento, com shows de carimbó, distribuição de cheiro do Pará, mapas turísticos e panfletos com a programação religiosa e cultural do Círio. A Paratur integra o receptivo com cerca de 100 profissionais, entre estagiários e voluntários.
Entre os 2 milhões de romeiros que participam do Círio no segundo domingo de outubro e que tomam conta das ruas de Belém, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-econômicos do Pará (Dieese), cerca de 77,9 mil são turistas.
A festa também é responsável pela difusão da culinária paraense, já que as iguarias gastronômicas mais tradicionais fazem parte das tradições do Círio e do almoço depois da grande procissão. Maniçoba e pato no tucupi são os pratos principais do cardápio da reunião das famílias e o cheiro dos ingredientes toma conta de toda a cidade dias antes da festa.
A programação oficial envolve 11 romarias que, se somadas, chegam a cerca de 120km de percurso. A chamada imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré também cumpre uma extensa agenda de visitas a empresas, órgãos públicos, instituições de ensino e religiosas, além da participação durante todo o ano em programações de outros estados que também realizam o Círio, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, Amazonas e Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário