Os barraqueiros de Alter do Chão serão orientados |
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove, entre os dias 5 e 9 de agosto, nos municípios de Santarém, Belterra e Alenquer, no oeste do Pará, visita técnica e palestra que têm como objetivos sensibilizar e orientar os prestadores de serviços turísticos da região. Agências de viagem, meios de hospedagem, empresas organizadoras de evento, restaurantes e outros estão na lista de empreendimentos que serão visitados.
A equipe da Gerência de Qualificação dos Serviços Turísticos da Setur fará orientação sobre o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor junto ao Ministério do Turismo, o Cadastur, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (Sbclass) e também o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do programa Turismo Sustentável e Infância.
Segundo a gerente de Qualificação dos Serviços Turísticos, Cláudia Neder, o trabalho, que é feito de forma permanente e continuada, deve alcançar pouco mais de 30 empreendimentos, somente nesta ação. “Além das visitas de sensibilização, feitas de porta em porta, faremos também uma palestra na quarta-feira (7), em Santarém, abrangendo estes temas para empresários dos três municípios”, explica. A apresentação será na sede da Secretaria Municipal de Turismo, às 18 horas.
Segundo a Setur, a qualificação dos prestadores de serviços é fundamental para o crescimento do turismo como atividade econômica geradora de emprego e renda no Estado. Por isso, a necessidade do estreitamento de relações entre o poder público e a iniciativa privada.
O Cadastur éo sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.
O Sbclass éuma ferramenta de comunicação entre o setor hoteleiro e os turistas, com o objetivo de orientá-los em suas escolhas, de maneira clara e objetiva, sobre a classificação de meios de hospedagem. É largamente usado por países líderes no turismo. O sistema é de adesão e adoção voluntária, mas, para isso, é necessário que o meio de hospedagem esteja com o cadastro regular no Cadastur.
O programa Turismo Sustentável e Infância tem como o objetivo a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos turísticos, e ao mesmo tempo desenvolver, pela atividade turística, proteção ao meio ambiente e redução da pobreza e desigualdades regionais, por meio da criação de empregos e geração de renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário