Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Produtor de açai investe em sustentabilidade

Produtor de açai
Maior produtor de açaí do Brasil, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Estado do Pará está também despontando com a produção sustentável da fruta. Isso porque alguns programas de incentivo ao manejo florestal sustentável estão impulsionando a produção local, com a inserção de sistemas que envolvem os pequenos agricultores e ribeirinhos.

Na Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba, localizada próxima ao município de São Sebastião da Boa Vista, mais da metade dos agricultores vivem do açaí produzido a partir destes sistemas sustentáveis e manejo adequado do solo.

José Almeida, um dos pequenos produtores que vive no local conta como é o processo: “O inverno é, para nós, a época da colheita, daí vamos para o mato, subimos no açaizal e colhemos os cachos da fruta”, diz. "Depois, a fruta é lavada e armazenada em cestas, produzidas pelas mulheres que moram na comunidade, ou então é escoada in natura para Santarém e Belém. Lá, é congelada e enviada para outras cidades brasileiras e exterior".
O produtor é beneficiário do Programa Bolsa Família, do governo,e também participa do Mutirão Bolsa Verde. Por morar dentro de uma área de conservação ambiental - e trabalhando de forma sustentável - ele ganha R$300,00 a cada três meses. José tem consciência do que faz, e diz que o sentimento contagiou todos os colegas produtores. “Todos aqui na nossa comunidade sabem que não podemos derrubar a floresta, assim de uma vez, temos que explorar tudo de positivo que nos é oferecido de forma sustentável”. Para ele, “manter a floresta em pé” garantirá frutos de açaí por gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário