A primeira partida disputada no Colosso do Tapajós |
Um clássico entre São Raimundo e São Francisco foi realizado para marcar a inauguração oficial. Em um Colosso praticamente lotado, Leão e Pantera empataram em 1 a 1 e levaram a decisão do jogo para os pênaltis – o São Francisco saiu vencedor pelo placar de 4 a 2 nas penalidades.
Os autores dos primeiros gols do estádio foram dois atacantes baixinhos e rápidos. Valdir Almeida pelo lado azulino e Hermes Viana pelos alvinegros. Os dois ainda lembram a partida especial e os lances que alteraram, pela primeira vez, o placar do Colosso.
Quem abriu o marcador foi o São Francisco. Valdir Almeida comenta a jogada que lhe tornou dono do primeiro gol do estádio.
- Se não me engano foi um cruzamento do ponta Ageu Sabiá pela direita, nosso meia Zizinho deixou passar e eu tive a felicidade de driblar o Mano (ex-zagueiro do São Raimundo) e bati com o pé esquerdo na saída do goleiro Pedrinho. Eu nem pensava que teria todo esse retrospecto de primeiro gol. O Hermes empatou no segundo tempo. Mas o estádio estava cheio e foi um grande jogo.
á para o ex-atacante alvinegro, Hermes Viana, aquele Rai-Fran era recheado de grandes jogadores do futebol santareno. Ele comemora o fato de ter deixado sua marca em uma partida tão importante.
- Eram dois times cheios de craques, como não vemos mais hoje em dia. Depois do Valdir, eu tive a chance de fazer o meu. Nosso atacante Ivan Costa foi à linha de fundo e cruzou, e quem me marcava era o Djair, grande lateral do São Francisco. Ele não esperava que eu fosse antecipá-lo. Matei a bola no peito e chutei antes de ela cair no chão, um golaço.
Valdir Almeida, hoje com 50 anos, e Hermes Viana, com 52, foram grandes atletas do futebol local. O azulino jogou também em outros clubes de Santarém como Norte Clube, Fluminense e Tapajós, além de passagens pelo Auto Esporte de Itaituba e em times do Amapá. Já o alvinegro defendeu também o São Francisco, Norte, Flamengo, Fluminense e Santarém, além de equipes de fora do estado, como de Roraima e do Mato Grosso.
Mesmo em reforma, o estádio é palco das partidas do Leão santareno pelo Campeonato Paraense e de outros torneios locais. No próximo sábado (15), o São Francisco enfrenta o Gavião Kyikatejê pela segunda rodada do estadual. (Gustavo Campos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário