Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Alunos dão aula de cidadania em sessão da Alepa



Os alunos observaram atentamente a sessão especial

Estudantes do Colégio Álvaro Adolfo da Silveira participaram de uma verdadeira lição de cidadania na sessão especial da Alepa (Assembléia Legislativa do Pará) itinerante, que aconteceu no Centro Recreativo na terça-feira dia 20.
Liderados pelos alunos Nicolas Furtado, Bruna Osório Moiza Santos e Conceição Figueira, eles participaram da sessão itinerante especial. Eles anotaram tudo que puderam na sessão ordinária ao lado de alunos de outras duas escolas do município.
Muitos satisfeitos por terem sido escolhidos para assistir a sessão, vivenciar esse momento e depois ter a oportunidade de repassar aos colegas de como funciona o Legislativo na prática.
Eles se Sentaram bem próximo dos deputados presentes no evento e participaram da aula democrática, depois revelaram suas emoções ao site.
“Viemos aqui absorver um pouco do conhecimento de como funciona o Legislativo. Isso é uma aula de cidadania”, disse Bruna Osório, a mais falante do grupo. Os alunos acompanharam todo o cronograma da sessão especial e mostraram muita consciência política.
Para o comunitário Ivailde de Freitas, que acompanhava a sessão também, a visita dos alunos mostra o desejo de conhecer melhor a política e isso ajuda a despertar a consciência cidadã dos adolescentes: “É por isso que iniciativas como esta são fundamentais. “Ao vivenciarem a política, eles despertam para seu verdadeiro sentido, que é fazer o melhor pelo social. É fundamental que eles cresçam conscientes de seu papel na sociedade”, ressaltou.
A estudante do 3º ano, Conceição Figueira, avaliou como muito positiva a oportunidade de conhecer melhor o cotidiano dos deputados: “A maioria das pessoas da nossa idade não se interessa por política por causa do que ouve falar ou lê sobre a corrupção. Com essa visita, conseguimos quebrar esse pré-conceito e descobrir que as coisas não são sempre assim”, avaliou.
Para Moiza Glena a oportunidade foi bem aproveitada : “Foi bom viver esse mo mento. Isso me fez refletir sobre as atitudes dos políticos e cidadãos. Vi que as sessões são abertas e que participar não deveria ser apenas um direito, mas um dever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário