O desmatamento na Amazônia é pouco divulgado |
Mesmo
assim, nos seis anos entre 2007 e 2012, em 44 jornais investigados pela
equipe de análise de mídia da ANDI – Comunicação e Direitos, a
frequência média da cobertura sobre o problema foi de uma matéria por
semana. Muito pouco, se comparado aos indicadores da cobertura sobre
outros temas pesquisados pela organização no passado.
Porque
a imprensa está encontrando dificuldades em abordar, de maneira
sistemática, uma área que corresponde à metade do território brasileiro e
é considerada estratégica para o futuro do País? E, em especial, porque
não consegue provocar, com a necessária densidade, o debate em torno
dos mecanismos de formulação, implementação e avaliação das políticas de
combate ao desmatamento?
“Imprensa e
Desmatamento na Amazônia”, o documento que traz em detalhes os
resultados da análise realizada pela ANDI, apresenta dados que permitem
uma compreensão mais próxima da situação.
A análise, que também incluiu as quatro
principais revistas semanais de notícias (Veja, Época, Isto É e Carta
Capital), compilou evidências e reflexões que podem balizar o esforço em
cobrir mais e melhor uma pauta que tem desdobramentos extremamente
relevantes. “Trabalhamos com 1,5 mil notícias e há material de ponta –
inclusive reportagens premiadas. Mas esta é uma pauta complexa e
estratégica e precisa de cobertura cotidiana qualificada”, afirmou Veet
Vivarta, secretário-executivo da ANDI, no debate de lançamento da
análise, realizado no dia 10 de dezembro, em São Paulo.
A
repórter especial do Valor Econômico, Daniela Chiaretti, que participou
do debate, argumenta que “é caro enviar jornalistas para a Amazônia” e
lembra que jornais locais enfrentam dificuldades maiores para cobrir o
tema. Ela ressalta que é “difícil saber o que está acontecendo no meio
da floresta” e admite ser um problema “tornar a Amazônia interessante
para quem não conhece a sua realidade”. O analista ambiental Mauro
Pires, consultor técnico do estudo, resume a contribuição da pesquisa no
sentido de fortalecer uma cobertura de maior densidade: “Sem mostrar
para a imprensa que ela cobre pouco a questão, a situação não vai
mudar”.
A análise de mídia é uma das
atividades do projeto “Desmatamento na Amazônia na Imprensa Brasileira”,
realizado pela ANDI em parceria com a Aliança do Clima e Uso da Terra
(CLUA), com o objetivo de apoiar as redações no desenvolvimento de uma
cobertura qualificada, independente e plural sobre o tema.
Fonte: Andi
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