A frente da orla e o esgoto doméstico |
Sem coleta e tratamento de água e esgotos domésticos, o balneário nunca recebeu da prefeitura uma ação efetiva com relação ao saneamento básico nas últimas décadas. No acesso para a faixa da "Praia do Amor", aonde se pega as famosas bajaras para atravessar o canal, a areia e o canal do rio Tapajós recebe esgoto direto de ligações clandestinas à rede pluvial ou pelo sistema de fossas que se mistura com o lençol freático, além do lixo sólido acumulado ao longo dos anos no seu leito.
Por conta disso, surge um outro problema, a poluição das areias destes locais, que antes era branquinha e agora está ficando amarelada, com aspecto de lodo, lama e esgoto.
As fotos, por si só, mostram como está ficando a orla de Alter do Chão. Cheia de esgoto a céu aberto que se transforma numa péssima imagem e revela como está sendo tratada, uma das praias de agua doce mais bonita do mundo.
O contraste das areias entre as duas praias |
Esgoto doméstico
As águas que compõem o esgoto doméstico compreendem ás águas utilizadas para higiene pessoal, lavagem de alimentos e utensílios, além da água utilizada em vasos sanitários.
Os esgotos domésticos são constituidos primeiramente por matéria orgânica biodegradável, microorganismos (bactérias, vírus, etc.), nutrientes (nitrogênio e fósforo), óleos e graxas, detergentes e metais. Esse é um exemplo típico de poluição por esgoto doméstico é a deterioração da qualidade das águas e da areia.
Grande reportagem Sávio, parabéns; lembrando que nessa estrada, entre paraísos e fezes, em que caminha a humanidade, reflexão e esclarecimento são sempre bem vindos.
ResponderExcluirSavio posta algo sobre a falta de wi fi (navegapará)na vila, embora essa materia seja bem legallllllll
ResponderExcluir