O Turismo Sustentável será debatido no congresso |
Dirigentes públicos, parlamentares, especialistas, empresários e estudiosos da academia tem como objetivo principal consolidar o turismo sustentável como setor produtivo relevante no contexto do modelo de desenvolvimento para a Amazônia no cenário do século XXI. Ao todo, são esperados mais de 500 participantes.
“A idéia é definir uma diretriz que possa significar os anseios dos estados amazônicos e que possa sintonizar a gestão pública tanto estadual quanto municipal com a gestão empresarial, em busca da política sustentável do turismo, e que tenha economicidade de mercado”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “E qtue essa diretriz possa embasar a política pública, sob a ótica do turismo sustentável empresarial, pelo Ministério do Turismo (MTur) para a Amazônia”, completa.O congresso que vai até o dia 14 agosto, terá em seu primeiro dia, a palestra “Turismo e Desenvolvimento Regional sob a Ótica Parlamentar”, ministrada pelo deputado federal do Amapá, Sebastião Bala Rocha, que também é coordenador da bancada da Região Norte da Câmara Federal. Em seguida, o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Mario Carlos Beni, que fará conferência com o tema “Cenários do Século XXI e Turismo na Amazônia”.
O dia 13 reserva aos participantes do Congresso, a palestra “O financiamento do Desenvolvimento do Turismo na Amazônia Legal”, com o diretor Comercial e de Distribuição do Banco da Amazônia, José Roberto Lima; a mesa redonda com o tema “Desafios e estratégias do setor público para o desenvolvimento sustentável do turismo na Amazônia”; a conferência “O Turismo de Interesse Especial: O Desejo de Conhecer a Amazônia, com Alexandre Panosso Netto, também da USP ; a mesa Redonda sobre “Boas Práticas do Setor Produtivo no Fomento ao Turismo Sustentável” e, por fim, a apresentação case de sucesso “Fortalecimento da Gestão das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro”, com o consultor do Sebrae, Luiz Carlos Barbosa.
O último dia do congresso, 14, começa com a terceira mesa redonda abordando o tema “Desafios e estratégias do setor privado para o desenvolvimento do turismo na Amazônia – sustentabilidade & rentabilidade”, prossegue com as reuniões de grupos de trabalho e encerra com a apresentação da Carta do Turismo Sustentável da Amazônia Legal e o lançamento do projeto Turismo Religioso da CNTur. A Carta do Turismo Sustentável da Amazônia Legal servirá como documento de referência para a sociedade e para o mercado, tendo a sustentabilidade como premissa básica para atuação das organizações e das pessoas.
“Um time de palestrantes de primeira linha estará presente para expor e analisar as questões essenciais para fortalecer o turismo no contexto da estratégia de desenvolvimento da Amazônia. O evento é uma singular oportunidade para os atores regionais, públicos e privados, construírem um novo caminho para o turismo regional, em uma das regiões mais emblemáticas para o exercício de práticas concretas de sustentabilidade”, afirma o presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário